Share

Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Tem uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot. Hoje, aos 85 anos, a artista continua a fazer suas artes.

Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: A obsessão por pontos e bolas.

Obsessão Infinita traça a trajetória da artista Yayoi Kusama do privado ao público, da pintura à performance, do ateliê às ruas. Depois de passar por Buenos Aires, Rio e Brasília, a mostra chega com duas obras trazidas especialmente para a exposição no Instituto Tomie Ohtake.

As obras novas são esculturas, da série “Accumulations”: “Sem título” (1962-1963) e “Desejo de Morte” (1975-1976).  ”Sem título” é composta por dez pares de sapatos de salto alto, formado de formas fálicas feitas de tecido estofado. A obra fez sua primeira aparição na série de esculturas ”Sex Obsession”, da década de 1960. Já “Desejo de Morte”, traz conjuntos de apêndices, formas em tecido pintadas de prateado, que emergem de panelas e conchas de cozinha.

COMO? ONDE? QUANDO? 
TOMIE OHTAKE
Onde? Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, SP
Quando? De 22 de Maio à 27 de julho de 2014. Horário de visita: Terça a domingo das 11h às 20h
Quanto? Entrada gratuita
Share