Share

Exposição Múltiplo Leminski é resultado de anos de pesquisa e catalogação de todo legado deixado pelo artista Paulo Leminski (1944-1989). O escritor curitibano apresenta uma produção extensa, plural e absolutamente relevante para a cultura brasileira, que abrange não só a literatura – arte que experimentou profundamente – mas outras inúmeras linguagens artísticas. A proposta da mostra é justamente revelar as facetas desse multiartista, abrangendo todas as suas áreas de atuação.

Múltiplo Leminski é uma exposição completa que busca elucidar e ampliar o conhecimento do público sobre a vida e obra de Paulo Leminski. “Ícone da poesia, ele trafegava por várias artes e profissões e, em tudo o que fazia, explodia em talento e criatividade”, informa Aurea Leminski, filha do artista e coordenadora geral da exposição. Além de Aurea, a mãe dela, Alice Ruiz, e a irmã, Estrela Ruiz Leminski, são responsáveis pela curadoria coletiva da mostra. A ambientação e cenografia são assinadas pelo experiente designer Miguel Paladino.

O projeto da exposição prevê ações paralelas como palestras, ações educativas, shows e intervenções urbanas, poéticas e artes de rua em espaços públicos, com o intuito de envolver a cidade com a obra múltipla do artista e deixar sementes por onde passa. “Leminski era um grande ser humano. Generoso no trato com os jovens, que se sentiam especiais quando conversavam com ele. É este lado do poeta, que a exposição também procura valorizar, para trazê-lo mais para perto das pessoas”, avalia Alice Ruiz.

“Para alguns Leminski era, principalmente, um poeta. Mas, além de grande poeta, é bom lembrar que ele foi: um pensador de cultura, haikaísta, tradutor, biógrafo, jornalista de imprensa escrita e televisionada, ensaísta, contista, romancista, autor de experimentações verbais e visuais, ‘polemista’, roteirista de histórias em quadrinhos, judoca, professor, publicitário, compositor. E, em tudo isso, ele era inovador”, resume Alice Ruiz.

COMO? ONDE? QUANDO?
Caixa Cultural São Paulo
Onde? Praça da Sé, 111Sé – Centro – SP
Quando? Até 3 de maio de 2015. 
Quanto? Entrada gratuita
Share